Projeto VIVA +

quarta-feira, 22 de maio de 2013


MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR.


Existe ainda um paradoxo à ser resolvido e definitivamente extinto, no que se refere à questão da co-dependência (expressão essa relacionada aos familiares ou os pais de filhos dependentes).  À quantos anos estas drogas vêm destruindo lares e sonhos no mundo todo ? E Porque então as famílias (ainda virgens deste mal que assola o mundo), tornam-se negligentes diante de tão maléfica ameaça perante seus filhos ?   Pelo visto as drogas continuam agindo feito a “velha ratoeira” doméstica, isto é, arcaica, mas letal.

Há algum tempo atrás (talvez até em meu antigo blog), eu havia falado sobre velhos males da sociedade, que se criaram à partir da negligência familiar sobre seus filhos, como por exemplo a pedofilia, abusos cometidos contra bebês em idade muito tenra; comportamentos arredios e agressivos; o Bullying e as drogas, entre outros mais.

Esses males, por incrível que pareça, atinge diretamente às famílias, por estas acharem que a sua “casa” é como uma fortaleza intransponível e que por essa razão se acomodam nos cuidados que deveriam dar aos filhos, por achar que não correm riscos.  Muitos destes riscos, relacionados à comportamentos fora do comum dos filhos, ocorrem mesmo é dentro da própria casa, de sua fortaleza e passado despercebido.
 
As drogas, por exemplo, não invade os lares e sim os filhos que às deixa entrar;  com a pedofilia a mesma coisa, a negligência é a porta aberta que permite sua entrada.  Um bebê pode não entender o que se passa quando está sendo abusado, mas de qualquer forma ele se sente agredido, seguido de um enorme sentimento de pavor.  Sua postura, à partir deste dia, pode sofrer severas transformações e os pais, por não saber dos motivos desta alteração de comportamento, considera como sendo rebeldia ou malcriação e acaba por castigá-lo, piorando ainda mais seu quadro psicoemocional.

Toda mudança de comportamento e de temperamentos dos filhos, sem uma causa aparente, precisa ser investigada, se necessário com ajuda de um psicanalista.

Com centenas de jovens envolvido com drogas, a família parece considerar que é sempre o telhado do vizinho que pega fogo e que a fumaça jamais chegará à invadir a sua casa, quanto mais o fogo (as drogas).  Existe mil maneiras de prevenir nossos filhos contra essa ameaça horrível e essas formas de prevenção estão espalhadas ao longo deste blog em diversos artigos, cada qual dirigido à determinadas posturas, algumas para serem aplicadas, enquanto outras, para serem evitadas.

Cada um deve acreditar que a força de uma união pode derrotar uma ameaça local e, desta forma, de bairro em bairro, de cidade em cidade, essas porcarias vão aos poucos sumindo, não apenas pela repressão policial, mas pela melhor arma que temos para combater: A FAMÍLIA.   Divulgue o Blog do Projeto Conscientizar, bem como os seus artigos e estaremos fazendo de cada cidade ou País, onde chegar este Projeto, um lugar mais seguro de se viver.

Conheçam à fundo os artigos deste blog, para que tenham melhor argumento para ajudar outras famílias deste ameaça das drogas. É a nossa missão perante o próximo.

                                                            Amadeu Epifânio

Projeto Conscientizar – Viver bem é Possível !

Somos pelo o que somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário