Projeto VIVA +

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


 O QUE NOS FALTA APRENDER...

Ainda à pouco pensava aqui com os meus botões sobre a dificuldade que é, ingressar numa universidade ou passar no vestibular e também sobre o que nos espera do outro lado, tão logo deixemos este mundo terreno para trás, ou seja, o julgamento do dia do juízo final. (Mt 25, 31-46)

Nossa vida terrena é um pré-purgatório, um vestibular para acessarmos a vida eterna. Temos nossa vida inteira (no tempo de cada um) para estudarmos e aprendermos com as lições que a vida nos oferece todos os dias, como oportunidades de aprendizado.  Se chegamos à nos questionar se a nossa vida está valendo à pena e, se chegamos à conclusão que não está, é porque estamos mais focado na vida pessoal que no propósito espiritual.

Para chegarmos a conclusão que vale a pena, devemos contemplar as dificuldades pela quais passamos (mesmo as dolorosas), pois elas enriquecem o aprimoramento do nosso ser, tornando-nos mais fortes e preparados, para lidarmos com as mesmas dificuldades que tanto às vezes nos revolta (pedras que se põem à nossa frente para retirá-las com prudência, mas que acabamos por chutá-las e novamente nos depararmos com elas num futuro próximo(...)).

Para poder dizer isso à vocês, passei pelo mesmo calvário de aprendizado e, mantendo meu foco em preparar-me para ocupar um lugar especial do outro lado, descobri que fazendo isso, (pensando desta forma), estava automaticamente melhorando meu discernimento e lidando com meus problemas e sofrimentos de maneira bem menos difícil que em outros tempos, pois desta forma ganhei também a ajuda valorosa de Deus.  Nossa essência neste mundo não consiste em livrar-nos dos problemas, mas estarmos sempre preparados para enfrentá-los ou saber evitar(...).

Vou dar-lhes outro exemplo:  Imagine-se numa tabela de campeonato de futebol.   Sua capacidade de compreensão e entendimento está diretamente ligado à sua posição na tabela.  À medida que o seu foco se firma mais na sua evolução espiritual, sua posição vai subindo na tabela (podendo um dia chegar ao topo), e à medida que você se revolta com os problemas e sofrimentos, sua posição vai caindo até chegar na zona do rebaixamento, onde lá já estão os alcoólicos, os dependentes químicos, os revoltados, os “incompreendidos”, entre tantos outros.

A vida tá difícil ?  Estude para o vestibular, pra não cair na zona de rebaixamento ou perder o direito de usufruir um lugar especial do outro lado, adquirido desde que nascemos (e desde que merecido).  Mas isso já não é a gente quem decide, não é mesmo ?   Só precisamos fazer a nossa parte, fazendo direito a lição de casa e “estudar”, muito.   Somos pelo o que somos.

                                                                             Amadeu Epifânio

 

Projeto Conscientizar – Viver bem é Possível !

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário