Projeto VIVA +

terça-feira, 27 de setembro de 2016

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR


ENTENDENDO O QUE ACONTECE.




A maioria dos transtornos (se não todos) seguem uma mesma condição e um mesmo princípio.
A condição para que um problema emocional ocorrido à muitos anos se converta em transtorno psiquiátrico, é que não se tenha a real noção do que lhe tenha ocorrido.  Esta condição se aplica à todos os tipos de transtorno, incluindo a depressão.  O princípio é o que se aplica à fase depressiva (comórbida), ou seja, vem associada e ao mesmo tempo conseqüente do transtorno ímpar.   Sendo conseqüente, num primeiro momento (e apenas hipoteticamente falando), seria desnecessário tratá-la, uma vês que o transtorno ímpar estaria ainda presente e agindo.  O que poderíamos supor que, deveríamos antes tratar o transtorno, para que, conseqüentemente, a depressão fosse automaticamente tratada ou mesmo resolvida.
O princípio refere-se ao fato de que os problemas emocionais (responsáveis por gerar alguma forma de transtorno), em tese são os mesmos para qualquer transtorno, variando apenas a forma de como se dá, o ambiente, a severidade e a idade específica da criança, quando da época deste evento.  Como vêem, existem condições para se constituir (ou não) um transtorno e, esses eventos, não necessariamente, precisam ser de natureza grave.  Quando menciono a expressão "severidade", quero focar no histórico, de como ele se desenvolveu.  Podemos presumir que, para um bebê, não é preciso muito para deixá-lo desconfortável, porém, se um pequeno desconforto se estende, levando certo tempo, o desconforto passa à gerar outros sintomas, como medo, ansiedade, irritação, angústia e até pânico (sempre lembrando que estamos nos referindo à uma criança muito pequena, de primeiros meses).
Quando esse tipo de situação ocorre, nosso inconsciente costuma gravar essas emoções, para nos fazer lembrar oportunamente (acreditando que irão nos irão incomodar futuramente). O inconsciente espera então, ver o corpo crescer para atingir idade ou maturidade suficiente para fazer lembrar e tomar ciência.  Só há um problema e está na forma de como essa comunicação é passada.  Infelizmente não é feita de forma clara, pois se assim fosse não existiriam transtornos psiquiátricos no mundo.  O que na verdade nosso inconsciente faz é nos fazer sentir as mesmas sensações pela qual passamos (já descritos acima), como se nos desse uma "pista" de que há algo "pendente" dentro de nós, à espera de esclarecimento e solução.  É sobre este princípio que está assentado o sofrimento, de todos os que possui algum tipo de transtorno.
Qual seria então a forma eficaz de se resolver este problema ?  Seria com Psicanalista, através de análise, para levar-nos ao passado, ao momento em que se deu o evento gerador do transtorno, tomar ciência e pôr fim à influência perturbadora.  Medicação é necessária, pois além de promover nosso bem estar, propicia melhor resposta terapêutica.  Não é um caminho fácil e rápido, pois o inconsciente irá criar resistências (já previstas por Freud), para proteger o medo que há dentro de si.  Essa resistência se manifesta de outras formas, mesmo quando não se está em análise. 
Quando o Bipolar está na fase eufórica ou mania, é comum haver alteração de humor, como explosão de raiva por exemplo ou descontrole emocional, que são produzidos pelo inconsciente (revivendo as emoções sentidas durante o evento gerador).  Durante a crise, o bipolar poderá manifestar apatia exacerbada em relação à alguma pessoa ou situações que considera contrário ao que deveria ser ou acontecer.
Com relação à pessoas, próximas, conhecidos, amigos ou parentes, há de levar em conta que palavras duras proferidas contra eles, não se deve relevar como sendo dirigidas à elas diretamente e sim, à outras pessoas que, na época, o teriam deixado em situação de desconforto ou constrangimento, suficiente para deixá-lo bastante irritado(a).  Temperamento e humor são os primeiros à ser invadido por transtornos.
As classificações de transtornos (incluindo a Bipolaridade), se dão em razão das circunstâncias em que se transcorreram os eventos respectivos, para cada tipo e não apenas o evento em si, uma vez que todos passamos pelos mesmas situações e (antes que pensem desta forma) não se trata de "sorteio".  Também costumo dizer que não existem culpados, existem circunstâncias que levaram à desenvolver um transtorno.
Vale lembrar que numa análise (ou terapia), não se objetiva apenas um único propósito, mas que no transcorrer das seções, é imperativo que surjam progressos, que vão minando a baixa estima e pensamentos negativos, aliviando a pessoa dos "fardos" decorrentes de cada transtorno.  Não dá pra passar longos períodos de terapia ou análise, sem que haja progressos. Para se chegar ao fim de um caminho, é preciso abrir trilhas, ou nos perdemos e não chegamos à lugar algum. 
Neste mesmo Blog, onde se lê: "visualizar meu perfil completo", há uma outra página com diversas mensagens, com temas bastante variados, onde certamente se identificará com alguns.  Fiquem livres para fazer qualquer comentário ou perguntas, nos artigos postados no Blog.  Darei retorno tão logo os identifique.
Como já havia dito, sofremos por não saber como e nem porquê as adversidades surgem em nossas vidas, quase sempre de surpresa (não apenas transtornos).  O que nos resta à fazer é conhecermos ao máximo o universo da dificuldade, para que com o tempo, seu potencial de perplexidade perca força e nós, ganhemos mais segurança e tranqüilidade.  Com transtorno não é diferente, basta que o conhecemos bem, sob vários ângulos e faces, para que sua "força" se enfraqueça à cada dia, à medida que vamos descobrindo como lidar com ele, monitorando de perto, medicação e efeito, sintomas e crises, sensações, alívios e períodos.  Todo transtorno deixa brechas que, tomados pela tristeza, não conseguimos identificar.  Conhecendo, melhora.
Espero tê-los tranquilizado quanto à saberem o que, como e porque, o transtorno surgiu e algumas dicas de como lidar.  Transtorno são reflexos psicológicos de eventos passados. São psiquiátricos em razão da especialidade médica e farmacológica, para controlar o avanço dos sintomas desagradáveis.  Fazer análise faz minimizar os efeitos dessa trilha de espinhos, até que a vida de vocês se transforme num belo jardim. 
Nesse mesmo blog, à direita, existe um atalho que diz: "visualizar meu perfil completo".  Clique e entrarão numa outra página, com diversas mensagens, sobre diversos temas e, tenho certeza de que se identificarão com alguns.  Deus vos abençoe à todos. 

Professor Amadeu Epifânio
             
Corrigindo Passos para um Caminho + Seguro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário