Projeto VIVA +

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

FOBIA SOCIAL


PORQUE SENTIMOS MEDO DE FAZER COISAS SIMPLES ?



Toda forma de transtorno é na verdade, reflexo de uma experiência vivida quando criança.

Isso dá-se em crianças com aproximadamente 2 ou 3 anos.  É um idade em que uma criança já tem uma certa noção à cerca de muitas coisas, como prestar atenção em coisas que muitas vezes os adultos não reparam quando estão em companhia dos filhos. Sabe aquelas frases pela qual crianças pequenas passam, quando reparam coisas erradas nos adultos ?  Tipo: "Será que ninguém está vendo isso ? ou, "Será que não percebem que me deixaram aqui à deriva ?". Esses tipos de situações acabam acarretando problemas psicológicos futuros nos filhos, como casos de fobia social ou também, nos casos de pessoas com TOC.

Nem precisa necessariamente, ser algo de natureza grave, basta que gere um desconforto ou ansiedade ou (dependendo do caso) uma leve angústia, onde esses três tipos podem elevar-se, se a "providência ou socorro" demorar mais tempo que o de costume.

Em face disso sugiro o seguinte: Diante dessas sensações desagradáveis, comecem à refletir que esses sintomas são decorrentes dessas experiências (que nem precisa, nesses casos, saber com precisão o que houve), apenas que passou por um momento que te gerou sensações iguais ao que está sentindo agora. Quanto mais você convencer-se disso (não de forma forçada), mais seu inconsciente se convencerá de que essas lembranças estão te deixam mal.   O inconsciente nos faz recordar essas lembranças, para avisar-nos que existe uma pendência presa esperando sair, porque ele acredita que somente quando for resolvida é que  viveremos bem.

Mas fazendo essas reflexões, podem acabar convencendo o inconsciente, de que você também pode viver bem, mesmo com essas memórias presas.    A ordem então é, com naturalidade, ir desprezando essas sensações desagradáveis, substituindo se necessário, por alguma atividade, enquanto ela dure, mas repito, sem forçar.

Como é que convencemos um amigo que estamos bem ? Estando bem, concorda ? Se mostrar estar forçando, teu amigo não acreditará. Nenhum dos "dois".   Se necessário procure um terapeuta especialista em Terapia cognitiva Comportamental.   Lembre-se:  O Objetivo não é esconder-se, mas desprezar, isto é, aceitar, deixar vir, para desprezá-lo em seguida.   Se não conseguir, não esquenta, não e vergonha alguma, procure então um terapeuta, preferencialmente recomendado. 

Porque terapia é feito reforma que fazemos em nossa casa, isto é, não dá pra passar meses sem progresso.


Prof. Amadeu Epifânio 
Psicanalista 



Corrigindo Passos para um Caminho + Seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário