Projeto VIVA +

sábado, 9 de maio de 2015

NOSSOS TRANSTORNOS


NOSSAS NEGATIVIDADES E PESSIMISMOS.                                                     (NÃO É TEXTO MOTIVACIONAL)
Para aqueles que possui uma forma de transtorno (principal e comórbido), está sempre sujeito à uma série de pensamentos negativos, pessimistas e no extremo das forças, automutilações e ideações suicidas, motivado principalmente, pela constância de exaustivas e frustradas tentativas, de se alcançar uma melhor qualidade de vida, para que possa enfim, dar continuidade aos projetos de vida interrompidos ou iniciar novos.  Apenas para conhecimento, todos esses pensamentos negativos, são, na verdade, desequilíbrio de forças entre os lados consciente e inconsciente, onde ambos disputam o tempo inteiro pelo controle do nosso corpo e das nossas ações, tanto racionais quanto impulsivas, dependendo de quem seja o vitorioso num dado momento.  A força colocada neste “cabo de guerra” psicológico, é o prazer que alimentamos de maneira aritmética, isto é, pela constância.


Vou colocar também de uma forma diferente.  Quando fazemos uma vitamina, colocamos no liquidificador, os "frutos" de duas escolhas, os de nossa preferência e o estado delas, isto é, nem maduras ou verdes demais, concordam ?  Em seguida é hora de adocicar, seja com açúcar ou adoçante, onde se espera que o sabor final seja sempre no mínimo, agradável, não é mesmo ?  Se o sabor não fica agradável, é porque algo está errado.  Mas nem sempre corrigir este sabor, pode estar apenas em adicionar mais ou menos açúcar ou acrescentar outras frutas (ou jogar tudo fora e fazer de novo) rsrs. 

Muitas vezes o problema está no nosso paladar, que por mais que desejamos um sabor agradável, não conseguimos, porque estamos alimentando aritmeticamente a persistência numa forma errada de pensar e consequentemente... de agir, o que nos leva à ações involuntárias, interferindo no paladar que nos permitiria saborear um lado melhor da vida.   Pode parecer filosófico tudo isso, à princípio, mas acredite, é onde começa a ponta deste novelo embaraçado, que muitas vezes deixa a nossa vida difícil de levar como gostaríamos. 

Não vou pedir à vocês pra fazer algo grandioso, para mudar este cenário pessimista (nem necessário seria), haja vista que, se está ocorrendo é porque momentaneamente esta batalha interna (essa guerra fria rsr), está sendo perdida em favor do lado inconsciente e, como não é facilmente palpável, devemos vencê-lo com as armas certas.   Pra se ter uma ideia como pensa nosso adversário, ele é do tipo que nos vence, muitas vezes pelo cansaço, pela exaustão, por sua constante e aritmética persistência.  Portanto, devemos dar à ele o gosto do próprio veneno. 

É natural que com o passar do tempo e tomado pelo cansaço (como disse lá encima), começamos à sacrificar o pouco que sobra de nós, privando-nos de fatos e atividades que antes nos deixavam alegres (mesmo que por pouco tempo) mas que agora, nem mesmo desses momentos conseguimos usufruir.  Obviamente que isso não é bom para nós, para acaba fazendo concentrar muita (ou toda) libido, apenas no transtorno e nos pensamentos pessimistas, quando não errados (como ideações suicidas ou automutilações, como cortar-se por exemplo).

Pois bem, eis o “Cavalo de Tróia” que usaremos, não apenas para equilibrar essa guerra, como revertê-la (por muito mais tempo) em favor do nosso lado consciente, isto é, do nosso próprio e palpável controle.  Aquelas pequenas coisas que nos promovia alguma alegria lá atrás, que muitas vezes nos fazia sentir feito crianças livres, sem dores ou sofrimentos, vocês vão começar à retomar e não apenas vês ou outra, mas que seja frequente, praticamente diário. 

Nosso adversário não nos vence com grandes e poderosas armas, ele nos vence pela persistência.  Mesmo uma leve chateação por algo banal, ele acaba conseguindo transformar em aborrecimento e até em tristeza, apenas por persistir, como uma criança que insiste na sua vontade, não querendo saber se pode.  A vantagem no que estou pedindo (e aí que vem o lado bom), está no prazer que já nos causava antes (alegria pura, virgem, ingênua) e, quanto mais insistirmos na frequência aritmética, mais sentiremos o benefício dos frutos, nos deixando mais tranquilos, menos tensos, menos amargos, porque essa “guerra fria e silenciosa” estará sendo vencida em nosso favor, melhorando o nosso “paladar”, para saborear melhor, o lado melhor da vida.

Eu quero que acredite na certeza dessa vitória.  Mesmo sendo parte de dois seres, podemos minimizar ao máximo toda influência que constantemente recebemos deste outro lado obscuro, silencioso, porém forte e determinado, mas que sua força não é absoluta nem maior do que lado que usamos e conhecemos, pois ela apenas interfere diante do momentos de fraqueza,  quando nos debilitamos diante, mais do desconhecido do que o que conhecemos, mais da nossa intolerância do que da nossa vontade.  Nossas armas contra o inconsciente, que podem ser trabalhadas à todo instante são:  Resiliência e Persistência, mais nada. Fazendo uso delas, podemos vencer qualquer guerra fria, quente, gelada, não importa.  Basta acreditar e seguir. 

Isso não é palestra motivacional, é uma realidade possível, que não depende de ninguém, além de nós mesmos.  Assim como o texto anterior, que fala do quanto somos mais fortes do que imaginamos.  Estou agora provando isso à vocês.

Quero também que se conscientizem de uma coisa que vou deixar aqui e que olhem para esta mensagem várias vezes se necessário, até que se convençam.


Peço à todos que divulguem, imprimem esses textos e levem e os ponha em murais, em suas igrejas, em seus locais de trabalhos, para serem lidos em seus grupos de orações (e aí sim, como uma motivação) para que saibam que nada acontece sem a vontade Deus.

Obrigado à todos e que Deus os ilumine.   Amém ?


                                   Amadeu Epifânio
PROJETO  VIVA+
 Corrigindo Passos Para um Caminho + Seguro.

Um comentário:

  1. Pessoal, sei que tenho o dever de postar um texto correto, mas quando virem algum erro, peço a gentileza que me avisem, por favor. Muita vezes a pressa em se postar um trabalho, nos faz atropelar alguns cuidados. Peço desculpas sinceras á todos e prometo tomar mais cuidado. Obrigado pela compreensão.

    ResponderExcluir