Projeto VIVA +

sábado, 20 de abril de 2013


DE ONDE VEM A FORÇA PARA COMBATER NOSSOS DRAGÕES ?


Vou começar com uma frase, muito pronunciada por sinal, nas vezes em que suspiramos, sempre que matamos mais um dragão, isto é, quando acaba mais um dia de trabalho: “Essa vida não é fácil !”.  Aí eu pergunto pra você:  Alguém lhe disse que seria ? 

Muita gente tem, ou a pretensão de achar que é super-homem, ou o inverso, isto é, vive atribuindo crédito demais nos problemas, achando que nunca será capaz de resolvê-los, quando acha que é mais fácil domesticar os dragões do que enfrentá-los.   Se é assim que está se sentindo, ou está se informando pouco ou aprendendo menos ainda.

Existem preocupações que devemos ter para enfrentar nossos problemas:  O primeiro é o auto conhecimento; conhecer suas habilidades, capacidades, limitações e o quanto têm de equilíbrio emocional para suportar as dificuldades, dores ou sofrimentos.  Isso é que irá determinar sua resistência diante da persistência que os problemas te perseguem.  E olha, às vezes é preciso ter a força de um semideus para suportar.

Aí entra uma outra questão, que não deixa de ser mais uma preocupação (não por ser ou existir, mas por não ter ou possuir) que é Deus.  Como anda sua fé ?  Melhor dizendo, como anda sua crença nÊle ?  Existe ?  É mantida ?  Como ?  Porque pergunto ?  Porque a forma de mantÊ-lo perto ou dentro de nós, é primordial para sustentabilidade do nosso equilíbrio emocional, dada a força extra que recebemos dÊle, ao mantermos um contato mais próximo, firme, compromissado e afetuoso (por ser Êle, Pai e nós, filhos).

Deus vê, lá de cima, os seus filhos, como uma floresta de mata fechada, sem que nenhum seja identificado, apenas por se dizer religioso ou cristão.  Mas é quando conversamos com Deus, que nos tornamos uma árvore em evidência, podendo ser visto por Deus onde quer que estejamos.  No diálogo com Deus, preservamos o dom da verdade, já que pra Êle não se mente e preservamos também a humildade no falar e no agir.

Conhecendo-nos melhor, Deus terá a oportunidade de ajudar-nos, muitas vezes até sem precisarmos pedir, pois nem sempre teremos a chance ou tempo de pedir seu auxílio ou seu socorro.  Mas para que isso seja uma realidade, nossa ligação com Êle deve ser contínua, fundamentada em seus preceitos, em tudo que Êle espera de nós.

Dragões são feios, talvez grandes, mas não invencíveis e, à medida que cresce nossa crença e cumplicidade com Deus, aumenta em nós a força de que precisamos para nos tornar um semideus perante os dragões do dia a dia e assim sobrevivermos com mais confiança, de que os próximos já não serão tão grandes nem tão ferozes que os de ontem. 

Somos pelo o que somos e...fortes, pelo o que cremos.

                                                              Amadeu Epifânio

Viver bem é Possível ! – Projeto Conscientizar

Nenhum comentário:

Postar um comentário