Projeto VIVA +

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

TODO SER VIVENTE TEM SEU CICLO DE VIDA...


 ... QUE PRECISA SER RELEVADO, PARA O NOSSO BEM.


O ser humano tem se mostrado egoísta em relação às demais formas de vida existente em seu meio (mesmo aquelas que não gosta, como os insetos).  Porque ?  Os tipos de inseto existente, transmitem não apenas doenças, mas informações necessárias e fundamentais para a nossa convivência com eles, mesmo à contra gosto.  Pesquisar e descobrir como vivem, ajuda os humanos à conter uma possível praga se, o ciclo respectivo de uma determinada espécie for contida.

Já com outras formas de vida (não importa o tamanho), leva consigo a natureza de sua forma de vida, concomitante com seu ciclo de vida, o qual se, pesquisado, descoberto e relevado, facilitaria e muito a convivência principalmente conosco (os humanos) e vice-versa.

Acredito realmente que cada espécie de vida deste planeta, está aqui com um propósito que lhes são peculiar e seu ciclo de vida é a forma visível de comunicação com outras espécies, conforme podemos ver, no exemplo da imagem acima, animais e insetos, como os carrapatos que, sem prestar a devida atenção, levam através do sangue dos animais que interagem, seu respectivo DNA para uma nova desova. À partir desse processo, pode até desencadear uma nova doença e ser transmitida à nós, humanos, através de suas picadas.

Só por existir ou tomar parte em certos cenários (como em decomposição de corpo), os insetos passam informações de extrema relevância para a perícia criminal, ajudando na elucidação de crimes, através de informações relativas ao tempo de exposição dos corpos no ambiente em que foi abandonado.  Abaixo, uma pesquisa que resultou em uma planilha pós-morten, também com entomologia.

Assim como os animais, os humanos tem em si uma natureza própria, cuja qual desconheça, mesmo sendo visível para outras pessoas, como personalidade e temperamentos específicos, que só se manifestam em certas ocasiões e que podem causar sérios danos, tanto físicos como apenas emocionais. Percepções de tolerâncias infantis e fetal também são negligenciadas e o resultado costuma ser a presença de transtornos psiquiátricos, em razão de eventos que se transcorreram e só se constituíram pela falta de compreensão à cerca dos fatos, em razão da tenra idade.  

Como podem ver, tudo tem um ciclo e muitos deles poderiam ter sido evitados, se relevados sua natureza primária.  A convivência entre seres de mesma espécie (como nós, humanos), nunca se mostrou tão difícil e até negligente.  Cracolândia, crimes, violência, agressão, são apenas parte de um cenário que só tende à piorar, porque os humanos não buscam saber lidar entre si e não procura entender a natureza, nem mesmo dos filhos, que de si dependem e convivem, para o seu bem estar psicoemocional.  Querem apenas ter, porém não sabem como lidar com sua natureza primária, que assim como em todos, também vivem em função de carência e medo (traduzidos em  insegurança).

Apesar das ameaças de extinção ao nosso planeta, ainda há tempo de nos redimir, pois que seremos julgados, não apenas pelas ações que praticamos, mas pela intenções com que o fizemos. Não esqueçam !


Professor Amadeu Epifânio - Psicanalista Cognitivo 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário