Projeto VIVA +

domingo, 3 de fevereiro de 2019

NADA É IMPOSSÍVEL !



ACIMA DE TUDO, ACREDITE !!!



Temos passado boa parte da vida, vivendo situações, cuja as quais não aceitamos, repudiamos, nos revoltamos. Roubamos de nós mesmos, a chance de buscar entender o que se passa, porque simplesmente não acreditamos em nós mesmos.  Desprezamos o melhor de nós (porque sempre há), em pró de uma auto-lamentação (como zona de conforto), porque parece ser a única forma de vivermos, em meio aos problemas pelos quais passamos e sofremos.

Neste cenário, o tempo parece correr, enquanto nós vemos os trens (das oportunidades), passarem diante de nós, como se em alta velocidade, não nos sentindo capazes de alcançá-lo e pegá-lo, para deixar para trás o que não nos agrada e também, nos consome.

Mas então o que fazer ?   Concentre-se em si mesmo, deixe de lado os problemas (até porque não dá mesmo pra ignorar).  Questione-se sobre você mesmo(a) e sobre quais limitações não permite que pegue as oportunidades, sem todos os medos que, sobre elas possa existir.  Depois levante todas as aptidões que já teve oportunidade de exercer.  Saiba que és uma pessoa de valor, que de alguma forma já teve a chance de demonstrar (não importa o que, nem quanto seja). 

Só nos voltamos para o problema que nos consome, porque permitimos, porque não acreditamos em nós mesmos e em tudo que sejamos capazes de fazer.  Mas não podemos nos reerguer com arrogância, pois isso seria o mesmo que ostentar um orgulho que apenas aparentamos, para ocultar nosso momento difícil.  Na hora de se levantar, é preciso despir-se do orgulho, da vaidade, da inveja e começar à nos reerguer pelo sentimento mais simples de sentir, que é a humildade, isto é, aceitar que cairmos mas, por minhas aptidões, serei capaz de me levantar.

Podemos não cair por nossa culpa, em decorrência de fatos, sobre os quais não tivemos, controle ou discernimento e, razão pela qual suprimiu nossa auto estima e roubando nossa energia.  Tudo isso (se pararmos pra pensar), é apenas em razão de algo, sobre o qual não aprofundamos nosso entendimento, à fim de mensurar sua dimensão, para então poder descobrir, o quanto de meu potencial posso empregar, sem comprometer o que sou e, no que acredito ser capaz.

Tudo existe por uma razão, resgate, resgate espiritual.  Se não acredita não importa.  Pode acreditar em oportunidade de crescimento.  Se a vida nos cobra, é porque carecemos de lições para aprender, para que, progressivamente, os problemas se mostrem cada vez menores, de menos intensidade, magnitude e cada vez mais fáceis de lidar.   É a roda da vida que precisa girar e, nosso desempenho poderá ser a graxa que movimenta ou a ferrugem que emperra.  A escolha é sua.

Acredite em si mesmo(a), porque é o único à quem dará valor e, para muitos, mais tarde, poderá exibir um orgulho de vencedor (mas não agora).  O agora depende mais de si mesmo(a) e acreditar no próprio potencial, é todo propósito de que precisa.  Que suas conquistas sejam tua torcida (não importa se pequenas), pois estará solidificando os degraus dos próximos passos.  Como se costuma dizer, um dia de cada vez, porque a pressa é inimiga da perfeição.

Não perca seu tempo, dando valor à censuras e críticas, porque isso sim, vem dos fracos, pois é mais fácil censurar, do que o esforço de escolher as palavras certas de motivação.   Precisa lembrar-se sempre, que não está competindo com ninguém (nem consigo mesmo).  Apenas estará dando um passo de cada vez, rumo à um sucesso (cuja interpretação é subjetivamente pessoal).  Porque cada um sabe o que é para si, alcançar seu próprio sucesso.  Também não pense em desistir, porque cada passo não dado, são dois ou mais, que ficará devendo à si mesmo.  Você é a única pessoa que pode confiar é em si próprio(a) e sua autoconfiança é tudo que precisa, para vencer.  Lembre-se disso.


Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador / Psicanalista

               

Contatos: https://www.facebook.com/Prof.EpifanioAmadeu



Nenhum comentário:

Postar um comentário