Projeto VIVA +

domingo, 17 de junho de 2018

NADA FICA NO ESQUECIMENTO !

MESMO O QUE NOS FEZ GERAR NOSSOS TRANSTORNOS.



Nossa vida está sendo "registrada", desde os primeiros momentos de sopro, quando a vida intrauterina é formada dentro de um ventre, à partir do seu quinto mês de gestação.   À partir de então, uma série de experiências vividas pelo pequeno ser, começa à fazer parte dos registros da história da sua vida.  Quando nascemos, a vida não começa, ela simplesmente continua, como uma grande jornada. 

À medida que vai crescendo, vai experimentando emoções e ganhando conhecimento e conhecendo pessoas novas e tudo isso vai sendo registrado, nada passa batido.   Algumas emoções extrapolam demasiado, suas expectativas (quando vem ao mundo), quando é censurado por suas maiores paixões, que são os pais, porém, como o desejo do pequeno ser é de amá-los incondicionalmente, ele acaba perdoando (quando não, aprendendo algo mais). 

Porém, seu inconsciente (nossa "caixa preta") não perdoa e registra dentro de si, este episódio, assim como tantos outros, que ainda virão.   Emoções de alegria, felicidade, contentamento, tristeza, dor, sofrimento, cada sentimento correspondente à idade em que está, em cada momento e, tão forte quanto o que sentimos, quando adultos.   

Esta "caixa preta" de nossas memórias e de nossas experiências emocionais, só pode ser aberta de 3(três) formas, à saber: Por um terapeuta, pelas drogas e pela compulsão alcoólica.  As duas últimas precisarão do primeiro (terapeuta), para corrigir a verdadeira causa ou, entrarão em reincidência novamente, ao próximo contato que tiverem, não importando quanto tempo tenha passado. 
 
A quantidade e conteúdo aritmético desta caixa pode influenciar nossa vida, temperamento, medos, ações e personalidade.  Se achar que está perdendo o controle sobre situações banais, é um alerta de que o conteúdo desta caixa, começa à "vazar" e incomodar.   Não é para entrar em pânico ou desespero, mas pensar que é hora de procurar ajuda profissional.  Todo transtorno é psicológico, podendo ser tratado (se por um bom terapeuta ou terapia conitiva).

Por hora, tenha por si que, ninguém é perfeito e nada é 100%, portanto não espere perfeição em ninguém, mas faça valer seus princípios, pra você fazer o que for certo, não importa a correnteza em contrário. 

Muita coisa que consta nessa caixa preta, é conteúdo extraído do ambiente, ou seja, nem tudo foi nós que passamos (mais um motivo para não se alarmar).  

Respeitar a vida, significa valorizar nossa história, porque sempre haverá o que nos orgulharmos (ainda que, momentaneamente, esteja sufocado pela dor).   Aprender com as experiências é saber administrar o conteúdo de nossa "caixa preta".


Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista



Nenhum comentário:

Postar um comentário