Projeto VIVA +

domingo, 29 de abril de 2018

SUICIDAS !!!



PORQUE É DIFÍCIL ARGUMENTAR COM ELES ?


Pessoas com ideação suicida tornam-se criteriosas no que querem ouvir, mesmo se para tentar fazê-la desistir.  Resultado de uma "senha" específica, uma palavra mau utilizada algumas vezes, que se encontra em mensagens subliminares, postada em redes sociais.

Uma das primeiras regras é não rebater argumentos com outros que nada tem haver, tipo panos quentes (que mais arde do que ajuda nessa hora). Rebata sem críticas, censuras ou julgamentos, os argumentos que o suicida alegar como motivação.   Nem sempre a motivação está no que se pensa ser (mas em fatores psicológicos inconscientes).  O suicida faz uso de uma motivação, por achar que à dele é predominante o suficiente (não para tirar a própria vida), mas como solução paliativa do problema.  

Tudo que está acontecendo esta sendo promovido por um inconsciente que, tem na opção de "morte do problema", a saída mais adequada, ao momento da pessoa (de não conseguir suportar a dor) e, por não ter acesso à outros fatores pessoais, que poderia impedir o feito.  Geralmente um suicida está sob forte decepção de alguém ou frustração por não ter conseguido algo, somado ao medo da vergonha ou por estar sentindo-se pressionada.

Outra dica é ganhar tempo, até a chegada de socorro, como bombeiros.   Alguém que tenha uma boa conversa, e não diga besteiras nessa hora, pode fazer a diferença. O que um suicida mais deseja nessa hora, acredite, não é tirar a própria vida.   Anunciar a tentativa é uma forma desesperadora de pedir socorro, pra que alguém o tire daquela situação, mesmo que pareça que queira o contrário.

Aja com respeito apropriado ao momento, que é o mesmo que desejaríamos nesta hora difícil e dolorosa.

Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista



Nenhum comentário:

Postar um comentário