Projeto VIVA +

terça-feira, 23 de junho de 2015

OS CAMINHOS SÃO OS MESMOS...

A FORMA DE DIRIGIR É QUE MUDA.




Esta é a sensação quando descobrimos que temos alguma forma de transtorno (psiquiátrico), ou seja, perdidos, sem rumo aparente.  Mas como eu disse, é apenas sensação.  Sensação não é algo real, é imaginário, porém tão determinante que acabamos nos convencendo de que realmente estamos perdidos (vida, sonhos, planos e projetos).   Mas tudo isso é fruto de uma imaginação e portanto, reversível.

É comum nos desesperarmos diante de fatos que não entendemos, nos deixando apreensivos, angustiados, ansiosos, nervosos, irritados, inconformados (quando não, agressivos ou deprimidos) diante deste fato inédito em nossas vidas.  Vejam, todas essas sensações podem ocorrer, sem mesmo termos algum transtorno e, permanecendo a dúvida e a falta de entendimento sobre o episódio inédito, todas essas reações podem até piorar ou agravar-se, é ou não é ?   E pensar que quando tudo começou, éramos pessoas normais, emocional e psicológicamente.

Absorver uma ideia ou informação sem refletir sobre ela, é o mesmo que comprarmos algo dentro de uma caixa, que nem sabemos do que se trata e que somente depois é que veremos se fizermos ou não, um bom negócio (o que, na surpresa, muito difícil que seja bom).  Isso é o que acontece, infelizmente, com uma infinidade de pessoas e o resultado sempre acaba sendo, sempre desastroso.  O que mais transforma a vida de uma pessoa, nem é o fato em si, mas a falta de hábito de se refletir sobre o que está vendo, sentindo, assistindo, percebendo, etc.   

O que mexe com pessoas que carregam consigo algum transtorno, nem é o transtorno em si, mas o fato de não conhecê-lo à fundo, não explorar seu universo, a forma de como ele interfere na sua vida, quais os fatores que costumam desencadear as crises ?  Qual o papel das medicações na sua vida e sua saúde ?  Estão resolvendo à contento ?  

Os benefícios gerados, ao conhecer o que carregamos, seja um transtorno um carro ou mesmo um animal de estimação pela rua, são muito grandes e facilitam a nossa vida, nos tornando pessoas previsíveis, quando de ocorrências que já sabemos de antemão, que poderão acontecer, nos poupando transtornos e constrangimentos.

Se tal reação não pode ser evitada, então não carece que fiquemos o tempo todo pensando quando irá acontecer.  Isso não é prevenção, é sofrer por antecipação.  Por não saber quando ocorrerá uma crise, melhor que se invista este tempo em outra atividade, de forma assídua e de tempo prolongado e quem sabe, desta forma, não acabe esquecendo da crise que nem surgiu ?

Somos partes de duas metades, a consciente e a inconsciente.  Nossos transtornos moram no lado de dentro, no inconsciente e é do lado de fora que apenas sofremos essa influência e interferência na nossa vida.  Apenas, porque o problema não está em nós, externamente falando e, quanto mais ocupados conscientemente estivermos, menos influência receberemos do outro lado.   O que está "doente" do lado de dentro, nem podemos dizer que é algo grave, porém, é algo apenas que não conhecemos e, se não conhecemos, não compreendemos e, se não compreendemos, ficamos emocionalmente perturbados (caindo nas mesmas reações que citamos no começo deste texto, lembram ?).

Fatores ambientais é que desencadeiam as reações neurológicas, que acabam necessitando de medicações (controladas) para conter ou reverter seus efeitos, além de ocupar a cabeça dos portadores, com pensamentos negativos.

Isso tanto pode ser evitado como revertido, refletindo sobre sua vida desde antes o diagnostico até os dias atuais.  Salomão pediu à Deus, sabedoria para governar e Deus lhe deu o desafio de resolver o conflito de duas mulheres que disputavam a maternidade de uma criança, tendo o filho da outra, falecido por sufocamento, enquanto dormia.  A solução rendeu à Salomão, alívio e grandeza.

Cada um de nós carrega seu fardo (ou cruz, como desejar), que no fim terá o mesmo propósito de nos fazer crescer e fortalecer diante dos desafios.  É difícil ?  Alguém disse que seria fácil ?   (sempre lembro da segunda pergunta quando começo à me queixar dos problemas). Facilidade, paz, tranquilidade, depende do quanto consigo compreender minhas adversidades, que não é maior nem menor que a dos outros, apenas diferente e específico para o meu grau de entendimento.

Quando passarmos a entender melhor o mundo que nos cerca, aquelas placas lá encima deixarão de ser de proibição, nos fazendo sentir mais livres e leves.

                                          Amadeu Epifânio

PROJETO VIVA+
Corrigindo Passos para um Caminho + Seguro.

Contatos: 21-96774-1555


Um comentário:

  1. Os comentários foram removidos por não terem relação com o tema abordado no texto.

    ResponderExcluir