Projeto VIVA +

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

NÃO TEM PRAZER ?

CRIA.  NÃO DÁ ?  TRANSFORMA.



Olá, no mundo corrido de hoje, prazer tem se tornado um poder caro de barganha e quando não negociado de forma equitativa ou pelo desespero de se conseguir, ainda que seja uma fragrância (drogas), o muito que se consegue é o "ouro dos tolos", quando apenas não se ganha como se perde o que tinha.

Quando o prazer acaba, levando com ele os momentos que o geravam, não dá pra ficar chorando sob o leite derramado, vivendo apenas das auto lamentações, que não seria tão ruim se ficasse apenas nisso, quando não leva a pessoa à estágios ainda piores (que já é do conhecimento de muitos).

Anedonia (perda da capacidade de sentir prazer), não pode ser condenado à morte tão prematuramente, apenas por ter sua libido toda "alugada" num pessimismo tão realista à ponto de quase tocá-lo.  Se o prazer falta, é preciso criá-lo, fabricá-lo, pois que ele é uma das essências da constância e continuidade da vida.

Se Lázaro levantou-se depois de morto, também nós podemos fazer ressurgir nosso prazer novamente.  Como ?   Prazer não é um produto pronto, é constituído pelo somatório de alguns fatores que, unidos como um quebra cabeça, forma uma imagem bonita, linda, gratificante, emocionante, que pode gerar um prazer indescritível.

Entre esses fatores estão:  Religiosidade (Calma, já vamos falar sobre isso).  ...Perspectiva / Concepções / Ambiente / Você.

No quesito religiosidade, não obrigatoriamente devemos acreditar para ter fé.  O importante é seguir alguns preceitos mínimos para o bom equilíbrio e bem estar.  Entre eles está:  

Não ficar alimentando sentimentos negativos, provenientes de brigas, discussões ou desentendimentos.  Sabemos que é difícil não relevar, sem contar que fica marcado em nós as ofensas, as palavras duras e as decepções, mas...  Um Urso não precisa seguir a correnteza (se não quiser), para ir atrás dos peixes.

Resolvido isso, está a vida, descuidada (não por causa das dores), mas por não sabermos como lidar com elas.  Sofrimentos são como aqueles produtos que precisamos por na prateleira mais alta, ou seja, dá trabalho, eles continuam existindo, isso é fato, mas que não precisamos ficar esbarrando neles (na nossa frente) o tempo todo, concordam ?  

Somos ursos em busca do alimento: fortes, determinados e também espertos.

Concepção é como a força que eu ponho na correnteza, pra que eu mesmo não conseguir apanhar os peixes.  Faz algum sentido isso ?  Então façamos da correnteza um obstáculo natural, pra que o nosso propósito de apanhar os peixes (nossos sonhos) seja não só alcançável como repleto de orgulho, pois o que é fácil não tem graça, tem ?

Ambiente, a natureza das coisas, nada foi posto, tudo foi naturalmente criado, germinado, gerado e alimentado, ou seja, não dá pra ficarmos contra, algo que não mudará seu curso e sua história, não está para nos atrapalhar, mas para nos guiar, desviar, relevar sua existência (mesmo que não aceitemos), mas assim mesmo fazer parte, sabendo que ela é parte também da nossa história, quer você queira, ou não.

Por último está a Perspectiva, que consiste no quanto posso enxergar além, mesmo considerando os obstáculos e a distância, pois estes me dão a dimensão e a ideia de tempo e espaço que preciso percorrer, para chegar além do que acredito que posso, porque somos ursos e determinados, a correnteza pode tanto nos trapalhar como nos ajudar, trazendo pra nós os peixes. Depende de como vejo os obstáculos.  Perspectiva não é imaginar um obstáculo maior do que posso transpor, mas deixá-lo insignificante diante de algo maior que preciso alcançar.

Corrigindo esses focos, a capacidade de sentir prazer volta a respirar e minha libido volta a correr e se distribuir por todo corpo, como o sangue a percorrer todas as veia, artérias e vasos, reascendendo a esperança de retomar novamente... a vida, em todo seu esplendor e magnitude, que esteve sempre presente, apenas escondido.

Lembram da regra:  "Na vida nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".  Uma transformação que deve ser constante, porque a vida não para, nunca.   Busquem prazer e se não tiver, criem e se não puderem, transforme o "ouro dos tolos" em riqueza verdadeira.  Sua vida.
                                   
                                     Amadeu Epifânio

PROJETO VIVA+

Corrigindo Passos para um Caminho + Seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário