Projeto VIVA +

domingo, 22 de dezembro de 2013

ENTENDENDO O USUÁRIO DE DROGAS VII

JOVENS  X  DROGAS: BATALHAS PERDIDAS POR W.O.

 Nós ouvimos em comunicações esportivas, que quando um time perde sem mesmo competir, é dada a vitória (por W.O), automaticamente ao time adversário.   Chega à ser vergonhoso dar a vitória à outros, de forma tão gratuita.

Com relação às drogas não é diferente, as famílias, os pais, têm cedido de graça seus filhos às drogas, sem mesmo brigar por eles, prepará-los para esse enfrentamento, contra um adversário difícil, que briga e mina a resistência do seu adversário, à começar por dentro, pelo seu emocional interior, enfraquecido principalmente pela dor da ausência de quem deveria estar preenchendo de amor e presença, até transbordar, não dando assim a menor chance de invasão de drogas ou de outros males.

Pelas últimas estatísticas (que tive conhecimento à alguns anos atrás) havia em todo mundo, mais de 200.000.000 de usuários de drogas.  Vocês viram certo, são duzentos milhões de usuários de drogas.  É bem possível que este número tenha crescido e de forma astronômica ainda, porque os pais continuam negligentes em pastorear seus filhos, de forma que eles se sintam seguros, sentindo a presença dos pais dentro de si em tempo integral e não apenas de forma casual, quando têm a sorte de cruzar com eles dentro de casa.

Graças à negligência dos pais e de seus familiares, as drogas continuam sendo vendidas sem muito esforço e seus traficantes “empresários” agradecem esse mercado bastante promissor, tanto que estão sempre produzindo novas versões em escalas cada vês mais destrutivas do que viciantes, porque infelizmente, o que não falta e em larga escala, são clientes, cada vês mais novos, tanto em números quanto em idade.    

Não aceito a idéia que os filhos devam “pagar” pelos erros dos pais e ainda por cima de forma tão dolorosa, enquanto os pais, com tanta soberba e arrogância, dão uma de salvador da pátria, jogando na cara dos filhos, tudo que fazem por ele (de forma tardia, diga-se de passagem) com internações e tratamento (quando isso é possível), achando que estão imunes à responsabilidade do estrago que fizeram contra os próprios filhos.

“Ninguém faz nada, se não em razão de algo que o motive.”   Para que a mente de um jovem faça, inconscientemente, a opção pelas drogas, é para aplacar uma dor muito forte, porque para a mente (de todos nós), as drogas estão classificadas como remédio TARJA-PRETA para dores e angústias de graus elevados, entre eles, desprezos, negligência, falta de amor e presença materna e paterna.

Somente uma determinação muito forte do jovem ou adolescente, por um propósito significativo, pessoal ou profissional, é que aumentará e muito as chances de mantê-lo afastado da ameaça das drogas.  Chance, porque quem decide escolher é a mente e não o estado consciente.  Ter atividades e hábitos saudáveis que envolva prazer, alegria, contentamento, relaxamento, também muito ajuda, pois a mente fará uso de tudo isso para nos oferecer, sempre que estivermos emocionalmente debilitados, de uma simples tristeza à um sentimento forte de angústia, raiva, decepção ou frustração, ou pior.

Os governos de todo mundo deveriam adotar metas de redução gradual de usuários de drogas, através de programas e campanhas de prevenção, incluindo assistência psicológica em escolas da rede pública e particular, presença de conselheiros tutelares, para acionarem os pais e familiares, sempre que necessário, como nos casos de Bullying escolar.  Formas de punição para pais e familiares negligentes, omissos e permissivos com a forma errada de postura dos filhos.
   
Enquanto nada disso for feito, os traficantes continuarão à agradecer a gentileza de cedermos nossos filhos como clientes e propagandistas de seus produtos, com assídua determinação, se necessário, até à morte.  NADA INCOMODA ATÉ QUE NOS INCOMODA.  Eu só espero que tudo isso incomode logo os pais, para que possamos finalmente, incomodar os traficantes.

A pior arma contra os traficantes, não é a repressão policial, por mais austera que seja.  A pior arma para os traficantes será o dia que a droga não mais será necessária, para nossa mente conter nossas angústias.  

 Podíamos lançar este dia 22 de Dezembro, como o dia mundial Da Consciência Saudável”, onde pelo menos, neste dia, termos o propósito de nos nutrir culturalmente, com programas e atividades culturais que envolva:

a)     Leitura;
b)    Música;
c)     Reconciliações;
d)    Recreação familiar;
e)     Pôr a conversa em dia (entre pais e estes com os filhos);
f)      Recomeço de novas relações entre cônjuges  e com os filhos;
g)    Reencontros entre pais e filhos que se encontram distantes;
h)    Gincanas familiares;
i)       Almoço (tranquilo e prazeroso) em família;

Em suma, uma véspera natalina, reservada exclusivamente à família.  Atividades que visam fortalecer os laços familiares, tão indispensável à mente como forte e crucial substituto às drogas, álcool e outros males.  A tão verdadeira prevenção, que todos nós desejamos, deve vir de dentro para fora, uma vez que o nosso grande algóz, muitas vezes chega à ser a parte dentro de nós, que não conhecemos, mas que pode nos levar tanto ao erro quanto à ruína, quando carente do seu principal alimento:  Amor.   

Para não perdermos essa batalha por W.O, não é preciso milhões de dólares em programas demagógicos e políticos de prevenção (só pra dizer que está se fazendo algo).  É preciso apenas amor, atenção, afeto e de presença familiar, paterna e materna.  Isso não custa nada.  Ou custa ?

                                                                     Amadeu Epifânio


PROJETO VIVA+
Corrigindo Passos para um Caminho Seguro.


Esse Projeto só existe graças à você, leitor e, 

para que ele cresça ainda mais, eu preciso  da 

sua ajuda, divulgando-o para lugares cada

vês mais distante.  já estamos em 15 países,

me ajude à levá-lo inda mais longe, ok ?

Todos que precisam deste trabalho...

                         Agradecem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário