Projeto VIVA +

sábado, 23 de janeiro de 2016

RECADO AOS JOVENS !


EXPECTATIVA DEMAIS...FAZ MAL !


Prezados, a vida anda muito difícil, complicada e a nossa paciência lá embaixo, não é verdade ?   Ao longo do tempo criamos muitas expectativas em torno de muitas coisas, como família, amizades, namoros e escolas e, também muitas vezes nos frustramos, ao perceber que as expectativas não se consumam como desejamos  e dependendo do nível de entendimento, isso pode afetar nossa auto estima e, conseqüentemente, promover desinteresse momentâneo (ou constante) nos estudos.

É natural todo ser humano, desde criança, idealizar um mundo perfeito, fazer dos pais seus heróis, idolatrá-los, até mesmo apaixonar-se por eles.  Até que a primeira palmada mude toda essa realidade e, se a frustração for uma constância, vira decepção e apatia (distanciamento apenas afetivo), que começa à se criar em relação aos pais (ou um dos dois), podendo ser mantida ou mesmo se deteriorar ainda mais com o tempo.

Tudo isso porque continuamos à alimentar (não mais a expectativa), mas agora uma esperança, de ver expectativa realizada.  É preciso conscientizar-se que a realidade do mundo, das relações familiares, mudou, se adequando mais à uma conveniência prática do que aos hábitos que fazem "atrasar" no dia a dia.   Não é porque os pais se adequaram à um modo "prático" de ser família, que os filhos precisam se adequar á um modo errado de ser jovem.  Precisamos manter nossos valores, especialmente sob condições adversas e contrárias ao que idealizamos.  Assim como nascer, crescer, brincar, comer, é parte do processo de crescimento e também de amadurecimento cognitivo, também os estudos é parte do mesmo processo, que sem o qual, a tendência (e conseqüência) é a regressão, o não poder tomar parte da convivência social, dos que partilham sonhos e colhem os frutos.  

Não parece muita coisa falando, mas na prática o resultado é bem real.  Acabamos sendo "recrutados" (como amigos), por pessoas que se encontram nas mesmas condições de debilidade emocional (se não pior), que por se identificarem, acabam se unindo também por conveniência momentânea.  "Amizade" que acabará se prolongando e partilhando ideologias distantes (ou opostas) daquela que estavam habituados, enquanto em família e, portanto, supostamente incorretos.  Retrocesso social leva à condições quase impossíveis de retorno, pois que nunca mais será o mesmo, ficando sempre sujeito ao preconceito e à discriminação de todos (parentes e amigos).

Isso não é uma crítica, mas um alerta, de que não precisamos nos "ferrar" para mostrar à família, aos pais, que eles estariam supostamente errados.   A forma correta (se podemos chamar assim) é crescer, amadurecer e mostrar pra todos eles o que seria a forma correta de ser família e de se amar os filhos. 

Não caia na utópica ilusão que evitar drogas é uma questão de dizer "não".  Isso não existe.  O que nos afasta das drogas  são nossos ideais, que devem ser fortes e determinantes (como as drogas são para os dependentes).  Cada família adota a forma que julga ser a melhor para cuidar de sua prole.  Isso acaba afetando a relação, o diálogo, a atenção, o ouvir o que precisamos dizer.  Não culpe nem julgue seus pais por "quebrar" suas expectativas em torno deles.  Não deixe também quebrar as dele em relação à você.  Faça sua parte, o resto se resolve.  Preserve elevado, seu critério de escolha de amizades e do que ouvir;  Priorize os estudos como importante acesso à concretização dos sonhos e projetos.  Pode achar que é cedo pensar nisso agora, mas quanto mais tarde, pior.  Aprenda a analisar os fatos antes de julgá-los, pra que não se machuque, nem as pessoas que ama.

Suas conquistas, suas notas, aprovações e o que quiser realizar, faça-o por você mesmo(a), não por ninguém.  Não espere aplausos de ninguém, orgulhe-se você mesmo(a) dos seus méritos e, se alguém lhe aplaudir, virá como motivação e não como uma obrigação (que é bem diferente).  Frustração, nota baixa, não desanime, é a vida te provocando à melhorar, à competir e crescer.  Não seja um barco de vela abaixada.  Aceite este desafio

O mundo precisa de bons competidores por referência.  Vencer é apenas conseqüência.   Somos todos capazes.   Nosso desejo é o pertencimento de grupo, isso não se perde, apenas se aprimora.  Você ajuda à si mesmo e os seus amigos.  

Crescer com Responsabilidade, compre e espalhe esta ideia !

                                                                       
 Professor Amadeu Epifânio - Psicanalista Cognitivo - PROJETO VIVA+
                                                                                  



Nenhum comentário:

Postar um comentário