Projeto VIVA +

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

COMO LIDAR COM OS TRANSTORNOS ?


NOSSOS “TRANSTORNOS”, NOSSO MAIOR DESAFIO.



Não tem sido fácil a vida de pessoas que carregam consigo algum tipo de transtorno psiquiátrico, como depressão, bipolaridade, de personalidade, ansiedade, pânico, esquizofrenia e uma infinidade de outros.  Ficam limitados e privados de uma série de coisas e entretenimentos, pelo fato de terem perdido já, o interesse e o prazer.

Sem perceber, uma escolha foi feita, talvez até de forma involuntária, mas muitos, sem perceber, escolheram viver em torno da dor e do “marketing” patológico, porque de tanto achar que nunca mais serão  agraciados pela cura e, de tanto queixar-se de um sintoma e de outro, a mente acabou vendo que isso, de certa forma, os agradava e passou a adotar este hábito, sempre que o vento tenta lhe abrir uma janela.

Isso não é uma crítica, por certo que não, mas um alerta, uma advertência, de que boa parte da libido está sendo concentrada de maneira inapropriada, deixando no vácuo qualquer forma de entusiasmo de se fazer uma tentativa na direção de uma melhora, pois que é de um degrau de cada vês que se alcança o topo da escada.

Nossa vida é conduzida através de parâmetros de referência, em praticamente tudo que fazemos, falamos ou pensamos, pois que é sempre em função de um evento já vivido que uma decisão é tomada.  O grande problema é saber se os passos seguintes serão para manter, regredir ou progredir, seja numa ação, pensamento ou concepção que se tem à respeito de algo, pois esta concepção é que determinará, não somente os próximos passos, mas principalmente a direção que eles, doravante, seguirão.

Nossas decisões estão sempre sendo influenciadas por essas referências, assim como também, os caminhos que escolhemos, muitas vezes de maneira involuntária, pelo motivo de estarmos “emperrados” numa mesma concepção, resistindo em aceitar uma ideia diferente, de tanto estarmos convencidos na regra do... “lamentar é o que me alimenta”.

Isso com certeza é involuntário, acredito nisso e por uma razão simples: nossos problemas e “transtornos” (nos 2 sentidos) inibem reconhecer as referências positivas (as quais já fizeram parte da nossa história), mas que não às consideramos, porque estamos comprometendo libido demais nas lamentações (ainda que involuntárias).  Precisamos reviver tudo que já fizemos e que um dia nos tornaram pessoas felizes, alegres, perseverantes ou determinadas e usar essas lembranças sim, como fortes referenciais, para buscarmos novamente o desejo de querer viver bem e melhor, porque é possível.

-Ah, mas, meu transtorno não deixa eu viver, isso é impossível.  (certamente é o que você diria pra mim).   Mas existe um caminho para abrir a porteira para o estouro da libido na direção que precisamos e não na que queremos.

Deixa eu perguntar uma coisa à vocês:  Como age um estrategista de guerra ?  Não é encima das fraquezas do inimigo ?  Pois então, que busquemos e exploremos as fraquezas e as brechas do transtorno que levamos (que seja este o verdadeiro sentido, isto é, que não seja o transtorno à nos levar, mas nós, à ele, sob o nosso controle), pois quanto mais explorarmos este nosso “adversário”, mas saberemos como conduzi-lo, sem que ele venha a comprometer minha vida, meus planos e meus projetos.

Qual é a estratégia então ?  Conhecer as fraquezas do “inimigo”, soltar o que está preso (libido), ganhar território (retomar projetos) e manter o “inimigo” sob nossa vigilância e controle.  

Isso não é vídeo game, assim como o transtorno é uma situação real, também nossos esforços assim devem ser,  fazendo uso da mesma força (se não, mais) com que ele os prende e os torna reféns.  Administrar para evitar a submissão e passividade.

Ter esta estratégia não me priva de ter sofrer, mas eu os controlo e não eles  à mim, do contrário nem estaria aqui passando essas orientações, que nada mais são que testemunhos meus, pois que se dá certo pra mim, também haverá de trazer grandes resultados para vocês.

Eu conto com Deus (não para resolver meus conflitos e sofrimentos), mas para dar-me a força extra e a sabedoria necessária para resolvê-los e nisso, sempre pude contar com Êle e nunca me falhou, porque também sempre me tive fiel à Êle, tal como filho que sou, assim como todos nós.

Sempre podemos nos ajudar, energia pra isso tem de sobra, só precisamos destiná-la e direcioná-la da forma correta e para isso, basta seguir a estratégia. Ok ?

Que Deus abençoe à todos.


                                   Amadeu Epifânio


PROJETO
VIVA+

2 comentários:

  1. Eu tento de toda maneira me reintegrar na sociedade mas é muito difícil, as coisas já não tem mais sentido, a vida que vivo não é minha. Anos buscando tratamento e com uma esperança de melhoras mas a cada dia me sinto pior, me sinto uma inutilidade enorme. Olho da sacada da minha casa aquelas pessoas andando na rua sorrindo, brincando pulando ou até mesmo indo trabalhar e depois me olho ali sempre na mesma, isso trás um desconforto para o próprio eu. Eu gostaria sim de conseguir pelo menos sentir alegria, conseguir sair de casa ter amigo, mas não tenho ninguém. Meu amigo de todos os dias é o escuro onde me sinto segura a solidão que me acompanha com o silêncio que me acalma. Esse foi somente um desabafo de um sentimento que eu não queria sentir.

    ResponderExcluir
  2. Oi, espero que veja essa resposta. Entendo perfeitamente seu momento, é fator resultante não apenas do transtorno (depois me diz qual seu diagnostico) mas do que não consegue entender. É esse mistério que os atormenta. Primeiramente quero lhe falar que voltar à sentir alegria é possível. Preciso que creia nisso ok ?
    Beleza, o próximo ponto é saber que qualquer transtorno tem dois lados, o lado das crise e o lado depressivo. O lado das crises é proveniente do seu lado inconsciente (que apesar do "transtorno" está apenas tentando lhe dizer que existe nele uma memória presa, querendo e precisando sair (que só o psicanalista é que poderá extrair isso). Do outro lado está a fase depressiva, que é você por fora, tentando entender tudo isso. Vou pedir pra que faça uma coisa e vai me prometer que vai fazer ! Quero que passe à escrever nu caderno sua vida em torno do seu transtorno (não importa qual, para todos se adapta o mesmo princípio). Tudo que lhe acontece durante o dia, em que hora ou momento do dia o transtorno ou a fase depressiva mais lhe atrapalha. Muito difícil essa fase durar o dia todo, ou é mais pela manhã ou á tarde ou ainda à noite, o que pode dar indiciação do período do dia em que ocorreu o episódio que lhe gerou o transtorno, ocorrido em alguma fase infantil sua (tal como em todas as pessoas com algum tipo de transtorno). Portanto, não é privilégio só seu ok ?
    Esse diário que estou pedindo para que faça (que preferencialmente não pode ser pouca coisa), você vai levá-lo à um psiquiatra, de preferência recomendado por quem foi bem atendido por ele), pois irá ajudá-lo à reavaliar seu transtorno e dar uma prescrição mais adequada à sua realidade (não somente ao seu transtorno) entendeu?
    Escreva com o máximo detalhes que puder. Se lembrar de fatos que julgar relevante, pode incluir também (deixa que o médico julgue se é ou não procedente). https://www.facebook.com/ProfAmadeu (use este link pra conversar comigo pelo face). Só não se isole, preciso ouvir você. Por hora, faça o que estou pedindo, sem pressa, depois disso, quero que decore o máximo que puder (não precisa ser na frente do espelho kk). Só quero que tenha segurança quando tiver com o psiquiatra e saber responder com precisão o que lhe for perguntado. ok ? Ninguém quer sentir o que você está sentindo, significa que o que está sentindo é fruto de problema interno. Procure também um terapeuta recomendado e trabalhe com ele, pontos que se ajudar, vão lhe trazer certo alívio. Pode me procurar sempre que desejar (lá pelo face). Vá na página principal aqui do Blog e leia um texto postado esta semana, com a foto de um navio). Vae lhe ajudar um pouco. Se cuida de verdade. Abs.

    ResponderExcluir