Projeto VIVA +

sexta-feira, 14 de março de 2025

PORQUE TANTA DESMOTIVAÇÃO ?

 

GERAÇÃO Z - PARTE II



Já não é de hoje que a geração Z está se sentindo "perdida", sem foco, desorientada, sem horizonte. Sensações que já começam na infância. A falta de diálogo (de um bate papo), deixa as crianças desmotivadas, até mesmo para tarefas caseiras, como guardar brinquedos e roupas. Mas quando um simples pedido se transforma em cobrança, a criança se sente desafiada. Como não pode vencer sempre, tende à ficar triste, tomando por si que a atitude dos pais não irão mudar. Começa a ocorrer uma guerra fria, com respostas mais secas e tristes, porque nenhum dos lados tem jogo de cintura para "negociar a paz". O reflexo vem justamente da escola, com recados e notas baixas e não adianta exibir o boleto da escola ou fazer cobranças.

Em algum momento, esse trem descarrilou e continua a andar fora dos trilhos, porque os pais nunca chama pra si a responsabilidade de admitir o erro, quando não joga a culpa entre si mesmos. Como cada idade tem sua fase, não é difícil os filhos interagirem com outras crianças (de mesma faixa etária) e de forma involuntária, buscando aliviar sua tristeza, resultante da falta de um maior contato com os pais. Imaginem os filhos chegando na escola com uma despedida não muito afetuosa, ao mesmo tempo que repara nas outras crianças, recebendo uma abraço e um beijo afetuoso. Como acham que os seus irão se sentir ?

Quando os filhos já tem idade (e respectivos critérios de escolhas), tornam-se seletivos na escolha de amizades e namorados(as), cujo os critérios é que irão definir essas escolhas. Não preciso lembrar que a seletividade está relacionada à convivência familiar. Se a convivência (principalmente conjugal), não for estabilizada, não será difícil os critérios se fragilizarem, fazendo com que os filhos partilhem (involuntariamente) sua vida pessoal, correndo risco de se envolverem com drogas (condição que os leva à uma grave desmotivação), podendo tender para depressão inclusive, como uma condição que os faz sentirem-se incapazes de resolver seus conflitos.

Uma das formas, dos pais perceberem que crianças estão se sentindo distante (mesmo estando perto), é quando começam a pedir ou aceitar presentes "extras" ou a visita de determinado parente. Um sinal claro que os pais estão sendo substituídos. Depois reclamam quando as crianças não os recebe com beijos e abraços.

Vale lembrar que os filhos precisam ser estimulados à ter o que pedem, mas por merecimento e por barganha, isto é, tem dar algo em troca para ter direito ao que está pedindo, como obediência, respeito, organização, disciplina ou outras "moedas" que sirva de barganha, com recíproco valor, sempre acrescido com beijos, abraços e palavras de motivação.

FAMÍLIA - Partilhe este Projeto com os Filhos !


Professor Amadeu Epifânio - PROJETO VIVA+
Corrigindo Passos para um Caminho + Seguro.



domingo, 9 de março de 2025

QUANTO TEMPO AINDA TEMOS ?

 

O QUE ESTAMOS FAZENDO ?

Olá para todos. Apesar da imagem exibir apenas, bombas nucleares, o mundo está ameaçado e sofrendo uma série de eventos cataclísmicos. Entre eles estão guerras, incêndios (como o do Califórnia), furacões, enchentes, enxurradas, tornados, tsunamis, entre outros.  Quando se pensa que foi dada uma trégua nas tragédias, eis que surgem outras novas, destrutivas e letais, deixando milhares de pessoas sem teto e sem família. (fora as centenas de animais e espécies que já morreram nessas catástrofes).

Mas o meu recado hoje, está focado nas milhares de famílias, dispersas em seus afazeres e ocupações, cujo os quais não lhes permite tempo bastante para interagirem. Jesus disse que ninguém sabe a hora e o dia em que virá o "ladrão", para que possam proteger sua casa e sua família. Estamos ainda em março, mas não devemos achar que ainda sobra tempo suficiente para interagirmos, pois que ao menor descuido, poderemos ser pegos de surpresa por uma nova catástrofe, desperdiçando oportunidades cruciais, para uma melhor afinidade familiar e melhor critério na escolha de namorados e amizades. Vale lembrar que tal critério é constituído, tomando por base a convivência familiar e não apenas a vontade independente dos filhos.

Não é hora nem o momento para fazer cobranças. Os jovens necessitam de amparo familiar. Necessitam de capacitação profissional para se engajarem no mercado de trabalho. Não trabalhem apenas pelo dinheiro, planejem seus projetos futuros, como uma carreira fixa, casa, família, etc. Se fizerem isso, suas realizações virão antes do que imaginam. Não espere reconhecimento dos homens, mas sempre de Deus.

Não sabemos quanto tempo ainda nos resta, mas devemos aproveitar mais, nossos familiares, as refeições em família, JUNTOS. Isso não é história da carochinha, é um alerta para os tempos difíceis que estão às portas.

O tempo das "vacas gordas" já passou e ninguém aproveitou para "ajuntar" seus bens preciosos. Talvez ainda reste tempo, para aqueles que querem ajuntar o que "sobrou". Só Deus pode ajudar nessa "empreitada".

Não percam mais tempo !


Professor Amadeu Epifânio - PROJETO VIVA+

Corrigindo Passos para um Caminho + Seguro.




quinta-feira, 6 de março de 2025

NÃO DEIXE QUE SEU CARISMA APAREÇA...

 

...SOMENTE NUMA RESSONÂNCIA !


Mostre, demonstre, permita que as pessoas percebam, não esconda. Carisma não é atitude, é resultado consequente e aritmético de nossas ações. Quanto mais positivas, mais reluzente, quando não, mais ofuscante, fazendo com que nos afastemos das pessoas.

Do jeito que o mundo caminha à passos largos, para grandes provações, os quais determinarão nosso destino depois dessa vida, temos uma dívida para com a sociedade, a qual anda perdendo suas referências carismáticas, à fim de solidificar nossas relações sociais e principalmente familiares.

Por vivermos constantemente apressados, acabamos por constituir um fuso horário de atraso, não permitindo-nos compensá-lo de alguma forma e deixando para trás o que realmente mais importa, nossos familiares. Não esconda seu carisma, demonstre, especialmente em casa, dividindo seu tempo, sua vida e principalmente com sua família. Se conseguir convencer seus filhos, de que são parte importante da vida de vocês, terá conseguido uma grande vitória.

Professor Amadeu Epifânio - PROJETO VIVA+
Corrigindo Passos para um Caminho + Seguro.