Projeto VIVA +

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR


Dicas para pessoas com Transtorno Afetivo Bipolar


 Veja, não é apenas tratamento pra bipolaridade que se tem que buscar, mas também adaptado à sua realidade, visto que 2 pessoas com bipolaridade pode apresentar manifestações e até sintomas diferentes ou graus diferentes.   Primeiro é preciso se conhecer bem, fazer uma autoanálise (seu próprio prontuário), pois quanto mais souber de si, é informação que estará assimilando e dando à sua mente para lhe ajudar ou lhe socorrer em momento oportuno, além ajudar o médico na correta prescrição dos remédios.

Seu transtorno se baseia praticamente na fase mania, enquanto que a depressão é fator decorrente e subsequente.

Na fase mania, o bipolar está mais sob influência do seu emocional inconsciente, involuntário e também infantil (como em todos nós, segundo Freud), com ou sem transtorno. É uma fase em que seu lado infantil, verdadeiramente machucado, manifesta-se rebelde por inaceitação de algo que lhe ocorreu (esteja ou não, ligado ao transtorno). Mas ele não faz isso sempre que quer, mas quando vocês permitem.  Como é isso ?

Lembram de quando estão andando na rua e algo o fazem voltar ao passado em fração de segundos ?   fazendo lembrar de um evento, uma música ou filme ?    Pois bem, quando se tem transtorno acontece a mesma coisa, você volta ao passado à época em que ocorreu o fato que você não aceitou e revive tudo de novo, só que com a força do adulto em seu estado presente.  Para explicar melhor, é você adulto, sofrendo reações infantis, mostrando-se rebelde e agressivo, tal como uma criança birrenta, fazendo uso de fatores presentes, inclusive.   Quando este lado infantil descarrega sua raiva e se acalma, perde-se a influência dele e é quando você volta ao seu corpo e restabelece a sua vontade consciente.  Fica então sabendo de tudo que a “criança” aprontou e bate aquela sensação de impotência, ou seja, a fase depressiva.

O segredo está em tornar-se uma pessoa mais tolerante e resiliente. Isso pode ser feito através de TCC (Terapia Cognitiva Comportamental) tratamentos alternativos, como yoga e outros semelhantes e começar a fazer coisas que realmente ama, pois o prazer é a sensação de barganha entre o consciente e o inconsciente, sendo que somos o prazer que mais alimentamos, isto é, se positivo ou negativo.    É hora de fazer este balanço e ver o que está mais pesando.

É um efeito dominó invertido, ou seja, sendo mais resiliente e tolerante, não cederá à influência dos impulsos, não terá as crises de mania e nem a depressão como consequência.  

Religião, espiritualidade, nada tem à ver como efeito causador, muito embora é possível, fazendo bom uso, de utilizá-lo como grande e excepcional recurso para trabalhar e elevar a tolerância (supor melhor as dores) e, consequentemente, sua resiliência (capacidade de estar de pé mais rápido), sempre que for difícil suportar (o que também pode evitar a influência e comando dos seus impulsos.


     Amadeu Epifânio


    Corrigindo Passos para um Caminho + Seguro.

Contatos:  Facebook:  ProfAmadeu Epifanio

                  E-mail: vivamelhor307@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário